Historia:
A versão tradicional e popular diz ter sido São Bento, o santo escolhido como padroeiro do lugar em virtude da proliferação de cobras venenosas na região, por sugestão dos escravos e colonos. A festa do padroeiro é celebrada no dia 11 de julho a e cada ano ganha maior brilhantismo. A Emancipação Política / Aniversário de São Bento do Sapucaí é comemorada todo 16 de agosto.
Festa de Inverno:
Teve início em 2001,há tanto atrações regionais quanto as das demais regiões com variados estilos (M.P.B, Samba etc...). Atualmente essa atração atrai um público de 200 a 300 pessoas em média. Ocorre no período de julho.
Comida Típica:
Arroz Vermelho,encontrado apenas em paraisopolis, com listras vermelhas porém fica roxeado quando fervido.
Nos antigos casamentos era servido macarrao com frango, que é a comida mais tipica nos dias de domingo.
Quando nao existia geladeira, as carnes eram conservadas dentro de tanquens com gorduras frias, ficava uma crosta branca gelatinosa que conservava as carnes.
A população sambentista é tradicionalmente católica e herdou dos antepassados a celebração de muitas festas religiosas, destacando-se as festas de N.Sra. dos Remédios e São Benedito como as mais antigas ainda celebradas na cidade, introduzidas no século passado. Ao lado delas destacam-se a festa de Santo Antônio, Santo Expedito e Semana Santa
Apesar de toda religiosidade, o povo é um tanto quanto místico, mantendo suas crenças, costumes e lendas que formam o folclore da região. Essas manifestações folclóricas se traduzem em danças, cantigas e artesanato, destacando-se a Catira, a Dança de São Gonçalo, os cantos de mutirão e a Encomendação das Almas.
Das lendas são as mais comuns: as do Saci, Mula sem cabeça, Assombração, Corpo Seco e as da Pedra do Baú.
Informações obtidas com a secretaria da cultura -Maria de Fátima Machado
Emília tenorio
Isadora oliveira
Maria Eliza
Talita rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário